Proposta de uma solução de Business Intelligence para o PO SEUR

Agostinho Teixeira, António Trigo

Resumo


O presente projeto tem como objetivo desenvolver uma solução de Business Intelligence de suporte ao PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, doravante designada de BISEUR, dada a necessidade por parte da gestão do PO SEUR em prestar informação, quer internamente, à Comissão Diretiva e aos secretários técnicos, quer a entidades externas. No PO SEUR, a falta de informação disponível, viável e atempada, muitas vezes provocada pelo grande volume de dados gerados diariamente, dificultam o processo de análise e de tomada de decisão. O âmbito deste trabalho será identificar a arquitetura a ser adotada pelo sistema a implementar, especificar o modelo de dados para o Data Warehouse e definir o processo de ETL, bem como, identificar um conjunto de indicadores de desempenho a considerar. Os resultados obtidos permitirão criar um sistema capaz de captar informações relevantes para o processo de decisão de forma rápida e eficiente.

Texto Completo:

PDF (English)

Referências


Cody, W. F., J. T. Kreulen, et al. (2002). The integration of business intelligence and knowledge managament. (IBM Systems Journal, Ed.).

PO SEUR. (2017). PO SEUR.

Santos, Maribel e Ramos, I. (2007). Business Intelligence - Tecnologias da Informação na Gestão de Conhecimento. (FCA Editora de Informática Lda., Ed.).

Varejão, J. E. (2005). A arquitectura da Gestão de Sistemas de Informação. (FCA Editora de Informática Lda., Ed.).




DOI: http://dx.doi.org/10.18803/capsi.v17.389-393

Apontamentos

  • Não há apontamentos.